terça-feira, 7 de abril de 2009

Mais de R$ 790 milhões em investimentos no porto de Rio Grande

Na tarde desta terça-feira, o ministro da Secretaria Especial dos Portos, Pedro Brito, esteve em Rio Grande quando anunciou diversos investimentos do governo federal para tornar o porto rio-grandino o segundo maior e mais importante do Brasil.
Para tanto, ele comunicou investimentos na ordem de R$ 795 milhões, divididos entre recursos para a continuidade da obra de prolongamento dos Molhes da Barra, para a dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto Novo, além da modernização do cais.
Durante seu pronunciamento no almoço no Centronave - que integrava à programação do seminário O Porto do Rio Grande Construindo o Futuro do RS - Pedro Brito afirmou que a crise econômica mundial não irá alterar os projetos previsto pelo governo Lula para os portos brasileiros. Declarou ainda que os recursos visando a implantação de tais projetos inseridos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) serão mantidos. Assim, o Porto do Rio Grande será o segundo maior e mais importante do país, sendo o primeiro da região sul - a fim de atender as demandas geradas e encaminhadas também pelos países do Mercosul.
Tratam-se de mais boas notícias para a terra de Tamandaré, que por décadas permaneceu estagnada. Os poderes políticos locais dizem que faltavam oportunidades. Ora, mas quantos governantes ligados a atual gestão municipal governaram o país antes de Lula? E porque até o momento o porto do Rio Grande não estava entre as metas e projetos dos governos federais anteriores? São perguntas sem respostas. No entanto, o mais importante, neste momento, é que a comunidade se faça presente, mediante a cobrança de políticas públicas que atendam as demandas a serem geradas por estes projetos. Conheça alguns os projetos assegurados hoje pelo ministro Pedro Brito.
- Contemplada com investimentos na ordem de R$ 350 milhões, o ministro garantiu mais recursos para a continuidade das obras de ampliação dos Molhes da Barra, orçada em R$ 515 milhões. A previsão é que os molhes sejam inaugurados em dezembro deste ano, cerimônia que deverá contar com a presença do presidente Lula.
- A dragagem de aprofundamento do canal de acesso ao Porto do Rio Grande, com aplicação de R$ 196 milhões também foi outra obra garantida por Brito, independente da crise. Ele observou que R$ 84 milhões serão destinados às obras de modernização do cais do Porto Novo. No caso da dragagem de aprofundamento dos acessos aquaviários ao Porto do Rio Grande, a obra deve iniciar em maio, e prevê o aprofundamento do canal de acesso ao porto gaúcho, de 14 para 18 metros, no canal externo (fora dos Molhes da Barra, com 12.974 metros de comprimento), e de 14 para 16 metros, no canal interno (entre os Molhes e o píer petroleiro, com 11.700 metros de extensão).
- Já a obra de modernização do cais Porto Novo prevê a reconstrução do atual cais, com a construção de uma nova superestrutura que avança 11,6 metros para dentro do canal, possibilitando a utilização de equipamentos de maior porte e o aprofundamento do calado de 31 para 40 pés. A obra, que compreende 1.125 metros de cais, seguirá o mesmo padrão da estrutura já revitalizada do Porto Novo que conta com 450 metros.

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