sábado, 22 de agosto de 2009

Luto no campo

O Governo Federal está acompanhando de perto as investigações sobre a morte do integrante do MST Elton Brum da Silva, em São Gabriel, na última sexta-feira. Ainda ontem, o ouvidor agrário do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Gercino da Silva Filho, chegou ao Rio Grande do Sul a fim de averiguar a situação. O episódio mancha a luta que a atual administração federal vem traçando contra a violência no campo. Como vereador, tive a oportunidade de conviver diretamente em assentamentos no Sul do Estado, e acompanhar o trabalho daqueles que lutam dignamente por um pedaço de chão. Muitas vezes, o confronto foi inevitável. Entretanto, em momento algum presenciei fato parecido, onde pais de família acabam como escudos humanos em prol de uma luta justa e digna, a favor dos menos favorecidos e os quais depende m da terra para sobreviver. O fato ocorrido ontem em São Gabriel deve ser lembrado para que algo semelhante nunca venha a ocorrer: Elton da Silva terminou seu combate pacífico com uma bala encravada no seu peito. Este projétil assassino do Governo Tucano também feriu os corações de todos cidadãos de bem que anseiam por paz no campo.
Em abril do ano passado, durante encontro em Brasília, patrocinado pelo Ministério da Justiça, foi elaborado, junto às polícias estaduais, o Manual de Diretrizes Nacionais, com o objetivo deprestar orientações sobre os procedimentos a serem realizados durante ações de reintegração de posse. Entre as diretrizes traçadas, destaca-se a proibição ao uso de armas de fogo no local. No entanto, a Brigada Militar não p articipou da reunião, e tampouco segue as orientações do Manual durante os confrontos. Mais uma vez o Governo Yeda Crusius utiliza-se da força para resolver os embates sociais. Essa mesma governadora que desde o início de seu Governo, criminaliza e trata os Movimentos Sociais como marginais agora também é co-responsável por mais esta morte no campo. Afinal de contas quem está investido desta função institucional é Comandante em Chefe da Brigada Militar e em última instância é quem determina as ações que devem ser executadas.
Mas o que esperar de uma administração que pilha os cofres estaduais, acoberta toda a horda de cafajestes dilapidadores do erário, vive mergulhada num mar de corrupção, trata professores e servidores como criminosos e ao mesmo tempo não combate quem de fato são criminosos, desordeiros e corruptos? Certamente todos os cidadãos de bem do Estado Riograndense estão de luto. Não irão nunca corroborar com a senha assassina deste Governo. Que a luta, a esperança e determinação de ELTON sirvam de exemplo para todos nós.