domingo, 12 de julho de 2009

Programa amplia estudos de música para deficientes visuais

Com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e o patrocínio da Petrobras, o governo federal acaba de lançar o Software Musibraille – uma ferramenta que amplia as possibilidades para deficientes visuais terem acesso ao estudo da música e capacita profissionais que desenvolvem ações nessa área. Trata-se do primeiro programa para computador em língua portuguesa que faz a transcrição de partituras para a linguagem Braille. O projeto foi criado pela coordenadora do Curso de Musicografia Braille da Escola de Música de Brasília (EMB), Dolores Tomé, e pelo professor Antônio Borges, do Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Para divulgar o Software Musibraille serão realizadas oficinas de capacitação em cinco capitais brasileiras, sendo uma de cada região geográfica do País. O treinamento começou no último dia 8 em Brasília. Depois, segue para Recife, de 4 a 7 de agosto, Belém, de 2 a 5 de setembro, Rio de Janeiro, de 6 a 9 de outubro, e termina em Porto Alegre, de 10 a 13 de novembro.
A participação dos rio-grandinos que também se utilizam da linguagem braille também deve participar, pois a capacitação é muito importante, tanto para os estudos quanto ao trabalho. Os eventos serão realizados nas principais capitais do país, a fim de atender cegos e deficientes visuais de diversas cidades de cada estado.Durante os encontros, também serão distribuídos o livro em tinta para os professores e o caderno de exercício em Linguagem Braille para o professor aplicar ao aluno deficiente ou vice-versa. O programa ainda será disponibilizado, gratuitamente, por meio da página eletrônica intervox.nce.ufrj.br/musibraille, na qual professores, alunos portadores da deficiência e o público em geral poderão fazer o download.