terça-feira, 2 de junho de 2009

Mobilidade para Rio Grande?

A Prefeitura Municipal pretende realizar um Plano de Mobilidade para a cidade de Rio Grande. O projeto irá apontar os próximos passos da administração a fim de sanar os graves problemas encontrados no trânsito da cidade.
Além de traçar os itinerários do transporte coletivo, o estudo tem como objetivo implantar ciclovias e outras vias de deslocamento tanto para motoristas quanto a pedestres.
Ora, se a mesma Prefeitura sabe que o número de veículos (automóveis e motocicletas) praticamente duplicou nos últimos quatro anos, porque só agora implantar este novo sistema? E o que mais chama a atenção é que o projeto será elaborado após a construção de um anel viário no Centro da cidade e a privatização de mais de mil vagas de estacionamento. Sendo que o anel viário até hoje causa transtornos e gera reclamações por parte dos usuários: o número de acidentes, inclusive graves, vem aumentando nos últimos meses.
Espera-se que, desta vez, os administradores levem em consideração o conhecimento de técnicos e engenheiros especializados em trânsito, a fim de evitar a aplicação de mais recursos em obras que não atendam a demanda atual. A Furg é uma ótima fonte de consulta e possíveis convênios.
Além disso, outra intenção do Executivo Municipal é integrar as linhas de transporte cletivo, para que o usário pague apenas uma passagem para, por exemplo, deslocar-se da vila da Quinta até o balneário Cassino. Em tempo: este último trata-se de um programa apresentado pela Frente Popular durante as últimas eleições municipais, que previa ainda a licitação das linhas que, por lei, devem passar por processo licitatório até 2012.