terça-feira, 16 de junho de 2009

Vida ao Camelódromo

Há mais de um ano, em 20 de abril de 2008, parte do Centro de Comércio Informal foi atingido por um incêndio, o qual consumiu diversas bancas localizadas ao lado do Tribunal Regional do Trabalho, em Rio Grande.Logo após o sinistro, a administração municipal prometeu ajudar aos camelôs na recuperação de suas bancas, mais uma classe vítima de tantos incêndios registrados na cidade nos últimos anos - além do Paço Municipal, do Hospital Psiquiátrico, do ônibus da Cotista, de um cartório no Centro da cidade.No entanto, a expectativa dos trabalhadores de que o espaço fosse reerguido antes da data máxima do comércio, o Natal, não aconteceu.
De lá pra cá passaram-se mais seis meses e somente hoje à tarde os envelopes contendo propostas a fim da recuperação do Camelódromo serão abertos, fato que ocorreu após um acordo entre a Prefeitura e a Justiça do Trabalho, uma vez que este último órgão tem interesse em ampliar seu prédio, utilizando parte do terreno antes pertencente ao Centro de Comércio Informal.
Esta será a segunda tentativa do Executivo, já que na primeira licitação não apareceram interessados. O novo cronograma prevê que as obras comecem então no segundo semestre deste ano. O valor estimado para a obra é de R$ 90.570,00. Enquanto isso, os camelôs trabalham de forma improvisada. A precariedade da infraestrutura tem trazido problemas aos proprietários, que enfrentam o frio, a chuva e os ventos fortes para atender os clientes. Além disso, o movimento diminuiu bastante no local improvisado.
Assim como o Paço Municipal, atingido pelas chamas em abril de 2006, a recuperação do Camelódromo acontecerá bem