sábado, 20 de junho de 2009

A necessidade de transformar e qualificar o transporte em Rio Grande

A audiência pública sobre o transporte coletivo em Rio Grande mostrou o descontentamento da comunidade frente aos diversos problemas. A falta de fiscalização do serviço e a maneira como é conduzido o sistema - através de uma concessão que se estende até 2012 - contribuem para a insatisfação popular.
A transparência nas licitações, o debate com os usuários e o respeito ao cidadão são as principais metas da Frente Popular, que através de ações, como esta audiência pública, busca tratar o asunto de forma aberta, junto ao principal interessado: o usuário.
A comodidade, a pontualidade e número de horários foram apenas alguns dos temas abordados durante o evento, realizado em Rio Grande na última sexta-feira.
O Município, por sua vez, chegou de forma tardia com a notícia de que um plano de mobilidade está sendo executado para a cidade chega, quando acidentes nem sempre podem ser evitados. Além da oferta de um melhor serviço de transporte coletivo - através de ações imediatas para diminuir o valor da passagem, evitar possíveis casos de superlotação e de desconforto aos idosos e portadores de necessidades especiais, passe livre e diário aos estudantes, independente da grade curricular - a comunidade precisa de alternativas e medidas viárias como a construção de ciclovias, a implantação de corredores de ônibus, entre outras.
No entanto, é necessário lembrar que falar de trânsito é falar sobre a descentralização dos principais serviços públicos e bancários, com a criação de outro centro contendo ainda agências dos correios, restaurantes, comerciantes e supermercados. A frota cresce a cada dia, e as chances de acontecer um acidente são cada vez maiores.
Assim, a audiência pública proporcionou à comunidade o questionamento direto aos representantes das empresas e ao secretário municipal Enoc Guimarães. Na ocasião, muitas dúvidas foram esclarecidas e outras questões abordadas pelos vereadores.
Agora é esperar até agosto, mês em que o Executivo Municipal deverá entregar o raio-x do transporte coletivo da cidade, para então acompanharmos a montagem de um plano de transporte e trânsito. Espera-se que até lá outras ruas não sejam asfaltadas sem planejamento, e outras rótulas e aneis viários não apareçam em locais estreitos até a reformulação do sistema viário do município de Rio Grande.