quarta-feira, 29 de julho de 2009

Mais uma obra atrasa por causa de problemas entre Prefeitura e empresas licitadas

A Prefeitura Municipal de Rio Grande tem enfrentado dificuldades para conseguir empresas aptas a prestar serviços na área da construção civil. Depois que uma construtora anunciou sua falência no final do ano passado, centenas de unidades habitacionais previstas para o bairro Cidade de Águeda ainda não foram concluídas. Ainda não há data estipulada para a retomada das obras. Com isso, a falta de critérios mais rigorosos para a seleção das empresas prejudica, principalmente, as centenas de famílias de baixa renda cadastradas na cidade, as quais aguardam ansiosas pela casa própria.
No entanto, mesmo tendo enfrantado problemas deste tipo, o Executivo Municipal passa neste momento pelo mesmo dilema. Desde o último mês, a obra que prevê a construção do Residencial Getúlio Vargas 1, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, também foi interrompida.
Desta vez, a falta de pagamento aos funcionários acarretou no abandono do empreendimento, o que obrigou a Prefeitura a optar por abrir um novo processo licitatório. A expectativa é de que no máximo em 45 dias a Prefeitura conclua a licitação. O atraso na liberação da verba deu-se devido à falta de documentação necessária sobre a obra, além de divergências quanto certas responsabilidades entre a Prefeitura Municipal e a empresa responsável. Esta última também foi a vencedora do Residencial Getúlio Vargas 2, que assim como o primeiro complexo habitacional tem como objetivo atender as famílias atingidas pela expansão portuária, as quais terão que deixar suas casas para que o porto possa crescer.
O governo federal não tem medido esforços para garantir a urbanização e o planejamento habitacional tão necessários às cidades brasileiras, em especial àquelas que passam por um súbito desenvolvimento econômico, caso de Rio Grande. A comunidade precisa estar atenta, a fim de garantir a execução dos projetos, garantindo o futuro da mais antida cidade gaúcha.