quinta-feira, 9 de abril de 2009

Cheiro de duplicação

Rumores vindos do gabinete da Casa Civil apontam para ainda este mês uma visita da ministra-chefe Dilma Rousseff e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Estado.
Segundo informações extra-oficiais, a agenda da ministra prevê sua presença num ato de inauguração das obras de duplicação da BR-101, trecho próximo à São José do Norte conhecido como Estrada do Inferno. As obras na rodovia federal já foram concluídas. Entretanto, o empreendimento não foi entregue oficialmente à comunidade gaúcha. Além de Dilma, o ato deve contar com a presença do presidente.
De acordo com Karin Henkel, do Centro de Excelência em Engenharia de Transportes (Centran), o Dnit confirmou recentemente os rumores sobre a possível liberação da ordem de serviço. Na ocasião, além da inauguração da BR-101, a ministra-chefe da Casa Civil aproveitaria sua vinda à Zona Sul do Estado para anunciar oficialmente as obras de duplicação da BR-392 - estrada que liga Rio Grande a Pelotas. "Por diversas vezes foi cogitada esta hipótese. Porém, nada foi concretizado. Esta semana os rumores voltaram à tona e agora aguardamos ansiosos pela confirmação", explica ela.Karin declara que na próxima segunda-feira, uma comissão de Brasília vem a Pelotas para debater os projetos ambientais previstos pela obra de duplicação. "Os trabalhos seguem sendo realizados normalmente", afirma. O indicativo de que Lula e Dilma Roussef vêm ao Estado para anunciar a obra, deverá conciliar agenda de ambos a visitas às obras contempladas pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio Grande do Sul. E as informações extra-oficiais ganham força pois ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que vai começar uma peregrinação pelo país para acompanhar de perto a execução das obras do PAC. Enquanto isso, a BR-392 recebe recapagem em dois trechos da pista.O anúncio de Lula foi feito aos ministros da área econômica, de infraestrutura e dirigentes de estatais que participam de uma reunião para avaliar o andamento das obras do programa. Lula disse que, após as visitas, vai discutir com áreas específicas soluções para os problemas que forem identificados.Segundo relato de ministros que participam da reunião, o presidente cobrou mais agilidade na execução das obras e menos burocracia no andamento das ações do programa. "[o presidente] deixou bastante claro seu envolvimento pessoal no acompanhamento das obras que estão ocorrendo no país, cobrando cronogramas, celeridade, insistindo na tese que temos que criar condições", afirmou o ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima.Geddel afirmou que o presidente demonstrou preocupação com o ritmo das obras e voltou a insistir para que as empresas que sejam contratadas pelo PAC adotem o sistema de terceiro turno para a geração de mais emprego. Essa recomendação já tinha sido repassada aos empresários, mas de acordo com levantamento do governo, poucas empresas implementaram o terceiro turno.