quarta-feira, 20 de maio de 2009

Projeto Rede beneficiará comunidades pesqueiras de sete municípios da Zona Sul

Na tarde desta quarta-feira, 20, os pescadores de sete municípios da região sul do estado foram contemplados com o repasse de mais de R$ 151 mil pela Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap), ligada ao governo federal. A assinatura do convênio ocorreu durante o lançamento do Projeto Rede - Incubação da Rede de Comercialização de Pescado da Região Sul do Rio Grande do Sul, evento que contou com a presença de diversas autoridades envolvidas e de representantes das associações, cooperativas e demais entidades pesqueiras beneficiadas.
Os recursos serão utilizados para a capacitação dos pescadores atendidos pelo programa e para a conclusão da unidade de beneficiamento da Associação de Pescadores da Vila São Miguel de Rio Grande -Apesmi.
A Seap, junto à Universidade Federal do Rio Grande -Furg, tem colocado em prática trabalhos voltados à construção de uma cadeia sustentável para o setor da pesca, através de políticas públicas que atendam as necessidades das comunidades, associações e cooperativas ligadas à área em questão. A ideia é transformar os pescadores e pescadoras em protagonistas desta cadeia produtiva, para que possam agregar valor ao produto, aumentando assim sua renda familiar.
Agora, com a capacitação dos pescadores, o projeto ganhará impulso através da comercialização do produto, oportunizando a aquisição de nova frota, a construção de fábricas de gelo e de unidades de beneficiamento do pescado.
O Projeto Rede é executado pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico (Nudese) da Furg, e financiado pela Seap. Tem como intuito fortalecer a Rede de Comercialização Solidária de Pescado, prestando assessoria técnica para 15 empreendimentos localizados em sete municípios que compõem a área de abrangência.
As ações previstas contemplam o acompanhamento sistemático às organizações, realizando formações em cooperativismo, beneficiamento de pescado, gestão e sustentabilidade. O projeto disponibilizará quatro cursos os quais contarão com o acompanhamento de seis consultores e sete bolsistas.
A Rede de Comercialização Solidária de Pescado está articulada nas cidades do entorno da Lagoa Mirim e do Estuário da Laguna dos Patos, promovendo através de relações mais justas e solidárias de comercialização, uma mudança no trabalho entre os recursos pesqueiros e os pescadores dessa região.