terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dois óbitos confirmados pela Gripe A em RG

O Centro Estadual de Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde do Estado, divulgou ontem que recebeu da FioCruz a confirmação de mais cinco mortes causadas pela gripe A (H1N1) no Estado. Entre estes, encontra-se o segundo caso confirmado de óbito devido à doença em Rio Grande: o de uma mulher de 41 anos (inicialmente a idade divulgada foi 43 anos), que faleceu no dia 23 de julho. Ela foi a primeira vítima fatal da doença na cidade. No final de semana, a FioCruz já tinha confirmado que o soldador pernambucano de 24 anos, que morreu em 27 de julho no Município, também foi vítima da gripe A.

A Secretaria Municipal de Saúde também recebeu resultado positivo da análise do material coletado de uma gestante de 25 anos que esteve internada, foi medicada com Tamiflu, esteve na UTI, mas passou pelo ciclo da doença e deu alta no último dia 3, já encontrando-se em casa. O marido dela, de 41 anos, faleceu dia 1º de agosto. Além destes casos, há um considerado positivo por vínculo epidemiológico, que é o marido da mulher de 41 anos que faleceu em 23 de julho. Conforme a secretária municipal de Saúde, Zelionara Branco, ele tinha toda a sintomatologia, não fez o exame de secreção, mas fez tratamento e está bem. Assim, no total, Rio Grande registra quatro casos confirmados de gripe A, dos quais dois óbitos.

Ontem, na Santa Casa, estavam internados seis pacientes com suspeita de gripe A, sendo três na UTI e três em isolamento. E no Hospital Universitário da Furg, havia um na UTI. (Fonte: Jornal Agora)