segunda-feira, 27 de julho de 2009

Fábrica de celulose?

A empresa VCP anunciou a instalção de uma fábrica de celulose na região sul. Até o presente momento, a cidade escolhida ainda não foi apontada pela direção da empresa. Entretanto, os municípios relacionados como possíveis sedes são Rio Grande ou Arroio Grande, devido suas posições geográficas.
Mas a novidade é que depois de tantas apresentações e rebuliços em torno do investimento - enaltecido diversas vezes pelo atual governo estadual - a empresa disse que o projeto sofreria reajustes em seu cronograma devido à crise econômica internacional, a qual afetou gravemente os cofres da Votorantim. As informações são cada vez mais escassas e atualmente pouco se fala no empreendimento.
Por outro lado, diversos agricultores da Metade Sul gaúcha abriram mão de suas culturas para plantar eucaliptos em áreas onde antes cultivavam arroz e outros alimentos que caracterizam a região como polo exportador, importador e a coloca na rota da agricultura do País. Agora a expectativa é grande, não só por parte das comunidades envolvidas - que aguardam pela abertura de centenas de vagas de emprego -, mas também pelos agricultores, que dependem da instalação da fábrica.
A região sul, principalmente a cidade de Rio Grande, tem vivenciado novos rumos com a instalação do polo naval e com o anúncio de diversos empreendimentos de grande porte como parque eólico, usina termoelétrica, além da vinda de novas fábricas ao Distrito Industrial rio-grandino. Até mesmo uma reformulação na planta do porto precisou ser realizada, a fim de garantir sua expansão. Com isso, a comunidade da Barra Nova terá que ser retirada pois o porto tem a intenção de licitar um terminal de celulose que, coincidentemente, já teve o interesse da VCP anunciado. Espera-se então que a crise não afete os planos da empresa de celulose, que além de criar expectativas à região também acarretou na modificação não só de um espaço físico, mas do cotidiano de dezenas de famílias.