segunda-feira, 8 de junho de 2009

Começam as conferências estaduais de aquicultura e pesca

Na última quinta-feira em Alagoas, tive o privilégio de abrir a primeira conferência estadual de aquicultura e pesca, ocorrida nos dias 4 e 5 de junho, com a plenária de Alagoas. Em 2009, tenho a responsabilidade de realizar tais encontros, visando a realização da 3ª Conferência Nacional, que ocorrerá entre 30 de setembro e 2 de outubro, em Brasília (DF). A 3ª Conferência Nacional foi convocada por Decreto do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em 20 de janeiro deste ano e será coordenada pela Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca (Seap) e organizada pelo Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (Conape).
Nos próximos meses, diversos encontros serão realizados em todas as regiões do país. O tema a ser debatido no evento é a “Consolidação de uma política de Estado para o desenvolvimento sustentável de Aquicultura e Pesca”. O objetivo é reunir os mais variados segmentos do setor e fazer um balanço das políticas desenvolvidas pelos governos na área. O governo estadual e as prefeituras, bem como as autoridades políticas, estão chamados a contribuírem para as articulações em relação às novas políticas públicas.
Durante as plenárias estaduais, serão feitos balanços de ações e um diagnóstico da Pesca e Aquicultura pela Seap em cada estado. Em AlagoaDurante a primeira plenária em Alagoas, 25 mil pescadores foram cadastrados, com 755 embarcações de camarão e peixe e 70 de lagosta. A produção de pescado no estado é de 15,5 mil toneladas, sendo 11 mil da pesca e 4, 5 mil de aquicultura.