quarta-feira, 15 de abril de 2009

MST relembra Massacre de Eldorado dos Carajás

Cerca de duzentas famílias ligadas ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) invadiram na madrugada desta quarta-feira (15) uma propriedade no interior de Canguçu, na localidade da Armada - 5º Distrito.
Segundo os integrantes do movimento, a fazendo São João da Armada foi declarada improdutiva em 2007 e fica em frente ao acampamento do movimento, que reivindica desapropriação da área de 1.130 hectares para reforma agrária. O ato dá início ao Abril Vermelho no Rio Grande do Sul. A Brigada Militar enviou um pelotão para o local nas primeiras horas da manhã.
A invasão da fazenda São João da Armada, que possuiu 1130 hectares faz parte das ações do movimento pela reforma agrária e para relembrar o Massacre de Eldorado dos Carajás, onde 19 sem-terra foram mortos, em 17 de abril de 1996 decorrente de uma ação policial.
Soube que a grande mídia gaúcha já foi pra lá. Canguçu, amanhã, será destaque dos principais veículos de comunicação do Estado. Cabe esperarmos para ver qual será o enfoque dado ao ato, que tem como objetivo homenagear e ressaltar a luta daqueles trabalhadores rurais mortos há mais de dez anos.