sexta-feira, 24 de julho de 2009

Polo naval continua rendendo frutos a empreendedores

A aposta do governo federal em transformar Rio Grande no mais novo polo naval do país só não deu certo como continua proporcionando bons negócios aos empreendedores da Metade Sul do Estado. A 2ª Rodada de Negócios da Região Sul reuniu 220 micro e pequenas empresas e 19 grandes empresas compradoras de produtos e serviços no Município.
O evento oportunizou o contato direto entre compradores e vendedores, e teve como objetivo colocar os participantes frente a frente com as demandas originas pelo novo mercado. Empresas com interesses em comum tiveram a chance de se conhecerem, formar parcerias e aumentar as possibilidades de interação nas transações comerciais. Durante a edição do ano passado, foram contabilizados cerca de R$ 2,5 milhões em negócios investidos em parcerias firmadas entre as empresas locais e empresas com grande poder de compra. A estimativa da Rodada que aconteceu ontem será calculada nos próximos dias, e a expectativa é que o número aumente em função da participação das empresas públicas - presentes nesta edição em consonância com a lei 123/2006, sancionada no mês passado no Município, a qual reúne várias normas para desburocratizar e modernizar as transações das empresas de pequeno porte na participação nos procedimentos licitatórios.
Segundo o superintendente do Sebrae RS, Marcelo Lopes, o objetivo desse trabalho, que engloba o Fomenta (encontro de oportunidades para micro e pequenas empresas) e as Rodadas de Negócios, é criar um espaço entre fornecedores e empresas com grande poder de compra. “A decisão de fazer esses encontros aqui no município do Rio Grande está muito calcada nos trâmites do polo naval e em todos os processos que estão movimentando a economia da cidade” afirma.
Participaram da Rodada de Negócio, como compradoras e tomadoras de serviço, as empresas Transpetro, Tecon, Refinaria Rio Grandense, Bunge Fertilizantes, El Paso Óleo e Gás do Brasil/RJ, Insumotec, Sebrae/RS, Superpesa/RJ, Timac Agro, CBPO, Yara Brasil Fertilizantes, Prefeitura do Rio Grande, Superintendência do Porto do Rio Grande, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Termasa, Technip/RJ, Furg, REFAP e Localiza Rent a Car.