segunda-feira, 29 de junho de 2009

Sinais de São Pedro

Na madrugada de ontem, uma forte chuva caiu sobre Rio Grande. Populares sempre dizem que São Pedro está lavando o céu quando isso acontece. O santo é padroeiro não só do município gaúcho, mas também do estado do Rio Grande do Sul e dos pescadores.
Hoje, 29 de junho, celebra-se este que é um dos três santos juninos, ao lado de Santo Antônio e São João. Segundo a Bíblia, antes de ser batizado, Pedro trabalhava como pescador. Um dia Jesus pediu sua barca para falar à multidão. Ao voltar, disse a Pedro que pescasse em águas mais profundas. Como Pedro acreditava nas palavras Dele, tentou uma nova pesca, sendo abençoado com uma grande quantidade de peixes. Escolhido como o líder dos apóstolos, criou mais tarde a comunidade cristã de Roma, vindo a se tornar o primeiro papa da Igreja Católica.
Daí vem as crendices populares de que São Pedro ganhou as chaves do céu por ter sido escolhido como líder. Ou ainda que para entrar no céu precisamos ganhar a autorização de São Pedro.
Rio Grande é abençoada por São Pedro, que com suas águas ontem mandou seu sinal. Sinal de que é preciso cuidar do mar, das lagoas, para que um dos alimentos mais ricos continue chegando à cada de todas as famílias. A preservação das espécies, do estuário e o combate à pesca predatória devem ser o lema em comum a todos os pescadores, que para garantir o sustento de suas comunidades e familiares precisam cuidar para que a pesca continue sendo orgulho, uma das práticas econômicas mais antigas do mundo.
O município que possui a mais antiga catedral do Estado, a qual leva o nome do santo, é um dos maiores polos pesqueiros do Brasil, e por isso tem São Pedro como seu padroeiro.
A criação do Ministério da Aquicultura e Pesca às vésperas do Dia de São Pedro é um sinal de que o setor será ainda mais valorizado, passando a integrar a lista de principais metas do governo, que entende a importância do trabalho não só dos pescadores e pescadoras, mas também de aquicultores e aquicultoras.
O desenvolvimento sustentável, aliado às pesquisas, é o maior presente que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva poderia dar nesse dia 29 de junho, para que todos os pescadores tenham seus direitos garantidos por lei (através da Lei da Pesca), assim como oportunidades para crescerem ainda mais, através de associações e cooperativas, além de contarem com o auxílio necessário à promoção de novas práticas.