segunda-feira, 23 de março de 2009

Ministério da Pesca: criação em debate

O governo federal não tem medido esforços para criar o Ministério da Pesca. Atualmente, o setor conta com os programas da Secretaria Especial da Aquicultura e Pesca (Seap), mas que não possui a autonomia - nem recursos - suficiente para implementar alguns grandes projetos que atendam as demandas dos trabalhadores de ambas as áreas, de empresários e da comunidade em geral.
No entanto, um grupo ligado ao setor - que participa das discussões junto à Capital Federal - atestam estarem insatisfeitos com os quesitos listados para a nova pasta. Como secretário-adjunto da Seap, posso afirmar que a mudança trará autonomia ao novo ministério. Além disso, esta contará com o dobro de recursos se o comparmos com o atual orçamento.
A criação do Ministério da Pesca visa a atender as necessidades do setor, que tem tudo para crescer de forma gradativa, sempre respeitando a legislação ambiental, garantindo assim lucratividade através da pesca sustentável.
Esperamos que mais um capítulo desta história seja concluído, a fim de que o projeto de lei seja enviado ao Congresso para, logo em seguida, ser apreciado pelo Senado.Refeições à base de pescados são as mais nutritivas, o que poderá contribuir - e muito - para o combate à fome e à pobreza. Contando com um rico e extenso litoral, o Brasil tem tudo para explorar de forma sustentável seu estuário, contribuindo para a renda de milhares de fampilias de pescadores e aquicultores e da comunidade, que terá a sua disposição alimentos ricos em nutrientes e vindos do país.