segunda-feira, 15 de junho de 2009

Drenagem para amenizar os problemas do asfalto

O governo federal acaba de contemplar o município de Rio Grande com mais de R$ 20 milhões para obras de recuperação do sistema de drenagem pluvial de diversas ruas da cidade.
O contrato foi assinado semana passada com a adminstração municipal, que após mais de uma década encaminhou pela primeira vez um projeto no sentido de evitar enchentes em pontos já tidos como críticos pela comunidade. A cada chuva (nem precisa ser muito forte), diversas ruas do Município costumam ficar embaixo d'água, deixando famílias ilhadas em suas casas e tornando o trânsito um caos.
O recurso destinado pelo governo Lula é do Programa proveniente do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento, e deverá sanar este problema causado pelo próprio Município, uma vez que a maioria das vias em questão foram asfaltadas sem antes passarem por um projeto de escoamento, o que evitaria o acúmulo da água pluvial.
Ora, este foi um dos projetos apontados durante a campanha da Frente Popular nas últimas eleições, e tido quase como desnecessário, uma vez que a culpa pelas enchentes foi atribuída praticamente às intempéries climáticas. Agora vimos este importante empreendimento começando a ganhar forma, o que contribuirá para a qualidade de vida dos moradores de Rio Grande. Bons exemplos devem ser copiados, e ficamos satisfeitos em saber que o este foi bem aceito em Brasília.
Este é o trabalho do PT: dar vez os municípios que precisam crescer, ainda mais no caso da Terra de Silva Paes, a qual vem sendo alvo de diversos investimentos por parte do governo federal, desde o polo naval até a construção de novas habitações populares e a garantia de saneamento básico e, agora, também pluvial...