sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Estacionamento rotativo adia novo planejamento à cidade

Depois de passar por duas licitações e diversos trâmites legais, o projeto que prevê a privatização do estacionamento no centro de Rio Grande foi assinado ontem. Com isso, a Prefeitura Municipal passa para a empresa Rek Parking o direito de cobrar por, inicialmente, 1,3 mil vagas de estacionamento no Centro da cidade. Segundo a administração municipal, a intenção é proporcionar o rodízio entre os veículos que procuram por espaço nesta área, uma vez que muitos motoristas têm dificuldade em encontrar estacionamento.
Entretanto, com o crescimento significativo do número de veículos, o estacionamento rotativo não deverá sanar outros problemas como o congestionamento em horários de pico, assim como o trânsito conturbado que atualmente caracteriza o centro. Para tanto, se faz necessário não só encontrar uma maneira de oportunizar o rodízio de veículos - este, deve-se lembrar, será pago pelo contribuinte, o quel já tem gastos diversos com impostos locais - mas fazer um novo planejamento, descentralizando os principais serviços ali localizados, como agência dos Correios, lotéricas, bancos, hotéis, restaurantes entre outros estabelecimentos comerciais.
Rio Grande passa por um momento ímpar, onde novas oportunidades de emprego, seja pela instalação de novas indústrias ou empreendimentos ligados à área portuária, são anunciadas a cada mês. Mas, em contrapartida, o Poder Executivo Municipal deve garantir a infraestrutura necessária para bem atender tanto seus moradores, quanto os novos empreendedores. Enquanto a comunidade preocupa-se em se atualizar, se capactitar para a aproveitar as novas oportunidades, é dever da Prefeitura proporcionar um serviço de transporte coletivo de qualidade, atendimento à saúde, facilidade de deslocamento, educação, além de projetos os quais atendam os setores de habitação, saneamento básico. É válido lembrar que boa parte destas demandas estão sendo viabilizadas graças ao empenho do governo federal, que apostou na cidade e não a deixou à mercê dos possíveis casos os quais levam à fevelização de um local que passa por um crscimento ecnômico repentino, o que justamente aconteceu com Rio Grande com a consolidação do polo naval.
O esacionamento rotativo é uma medida que não solucionárá os problemas de transporte e trânsito, apenas adia uma decisão muito mais séria que é a de rever a cidade como um todo. A empresa vencedora do processo licitatório terá 180 dias para dar início às atividades. O estacionamento rotativo compreende o quadrilátero das ruas Riachuelo à Silva Paes e Fernando Duprat da Silva até a rua Conselheiro Pinto Lima, e prevê de 1,3 mil a 3 mil vagas dentro dessa região. A exemplo de outras cidades do Estado, o estacionamento vai funcionar através de parquímetros. Há quatro anos, a frota de veículos do Rio Grande era de 40 mil. Hoje, já são 70 mil veículos disputando cerca de 1,1 mil vagas no centro da cidade.
A Rek Parking venceu a licitação em maio deste ano. A empresa fez a oferta para o Município de 28% sobre a receita bruta mensal aferida. O repasse, segundo a administração pública, será destinada ao Fundo Municipal de Trânsito e Transportes, e aplicado nas áreas de educação e sinalização de trânsito.