terça-feira, 14 de julho de 2009

Vigilantes que atuam no aeroporto de RG estão sem salário

Os vigilantes que atuam no aeroporto de Rio Grande, acompanhados da diretoria do Sindicato dos Vigilantes do Rio Grande, fizeram protesto em frente ao aeroporto municipal na tarde de ontem. Munidos de faixas e cartazes, eles denunciaram que estão há sete meses sem receber vale-alimentação e que há dois anos seus salários são pagos com atraso. A manifestação objetivou chamar atenção para o problema, visando a conseguir uma solução.
Conforme Flávio Maciel, secretário do Sindicato dos Vigilantes, os seis profissionais que atuam no aeroporto são contratados pela empresa Tauras Vigilância Ltda, de Serafina Corrêa, responsável pela prestação do serviço. Além de não estar pagando os vales-alimentação há sete meses, a empresa tem atrasado entre 20 e 25 dias o pagamento dos salários.
O presidente do sindicato, José Pedro Silva de Aguiar, diz que a Tauras tem feito eles assinarem os contracheques como se estivessem recebendo os salários e depois demora para pagá-los.
Flávio Maciel relata que a empresa também está deixando de encaminhar o grupo de vigilantes para o curso de reciclagem, que é obrigatório e deve ser feito a cada dois anos. "Três deles (dos vigilantes) estão com a reciclagem vencida. Isso compromete a segurança do aeroporto, pois os profissionais ficam sem qualificação. Sem fazer o curso eles também não recebem liberação da Polícia Federal para atuarem", destacou Maciel. Segundo ele, a empresa tem a obrigação de encaminhar esses trabalhadores para fazerem o curso e de pagar as despesas.
Maciel e Aguiar observam que o sindicato já ingressou com ação na Justiça contra a Tauras e a administração do aeroporto, mas "faltam fiscais do Ministério do Trabalho para fazer a fiscalização".
Nesta terça-feira, às 14h, na sede do sindicato (Buarque de Macedo, 193), haverá assembleia da categoria, na qual será analisado, com a assessoria jurídica, as próximas medidas a serem adotadas. O grupo está com indicativo de greve, o qual será discutido na reunião de hoje.