sexta-feira, 19 de junho de 2009

Transporte coletivo em debate em Rio Grande

Nesta sexta-feira, 19, a Câmara d Municipal será palco de mais um debate sobre o serviço de transporte coletivo prestado no município. A comunidade deve lotar o Plenário, a partir das 14h, visando ao debate aberto do sistema.
O sistema de transporte coletivo é um dos assuntos mais polêmicos, uma vez que o serviço é realizado por apenas duas empresas, sendo que uma detém quase que 90% das linhas existentes dna cidade. A falta de fiscalização por parte da administração municipal deverá ser outra questão abordada, devido às reclamações frequentes por parte dos usuários.
Na ocasião, os parlamentares petistas pretendem apresentar reivindicações, questionamentos e demandas apontadas pela própria comunidade durante os primeiros meses deste ano, além de antigos problemas levantados pelos usuários.
Entre os temas a serem discutidos, estão o critério estipulado para o cálculo da tarifa de transporte coletivo; a superlotação de ônibus em determinadas linhas e os horários disponibilizados a alguns trajetos.
A iniciativa é dos vereadores do PT - Cláudio Costa, Francisco Spotorno, Alexandre Lindenmeyer - e também foi assinada pelos parlamentares Nando Ribeiro (PCdoB), Giovane Moralles (PSB) e Carlos Mattos (PPS) e aprovada por unanimidade.Para tanto, foram convidados a participar da audiência pública integrantes de sindicatos, associações de bairros, movimentos sociais e estudantis, além da comunidade em geral.
A futura integração das linhas, a bilhetagem eletrônica e o plano de transporte do Município deverão ser outros assuntos abordados durante o evento. Esperamos que representantes das empresas e da Prefeitura apresentem soluções para os problemas apontados, devido à importância da mobilidade urbana para o desenvolvimento social e econômico do Município.