terça-feira, 23 de junho de 2009

"Estrada mal planejada - RS da morte"

Rio Grande é cercada pelas águas e por isso a umidade relativa do ar é superior a de outros municípios. Agora imaginem em noites em que a cerração toma conta dos campos, como ficam as estradas da região? Apenas a luz e a sinalização refletiva conduzem os motoristas em noites e dias com tais características climáticas. Mas e quando estas são inexistentes?
Esse é o cenário da atual RS-734, estrada que liga o centro da cidade ao balneário Cassino. Com as obras de duplicação, a via que já é estreita torna-se ainda mais perigosa em trechos onde as construtoras alteraram seu percurso normal, deixando os motoristas à mercê do destino. Por isso, os condutores devem redobrar a atenção, a fim de evitar acidentes como o ocorrido na última quinta-feira, quando um ciclista morreu após chocar-se a um micro-ônibus.
A falta de sinalização correta e de iluminação na pista são reclamações constantes por parte dos moradores, que diariamente driblam o perigo ao caminhar junto ao acostamento que, segundo eles, não existe em alguns trechos.Com a obra, a pista muda de forma a cada semana, fazendo com que até moradores do balneário não conheçam o trecho percorrido há diversos anos.
Por isso, a atenção e a responsabilidade por parte do governo do Estado deveriam ser redobrados, para assim evitar mais mortes no perímetro, enquanto a tão sonhada duplicação é executada. Entretanto, o que pode ser notado no local é o descaso por parte do governo Yeda.Os moradores alegam que, se durante a obra não existe sinalização adequada, após sua conclusão a rodovia deverá ficar ainda mais perigosa.
Ontem à noite, durante manifestação realizada no quilômetro 5,5 da RS-734, moradores protestarem e ainda lembraram dos amigos, vizinhos e familiares perdidos em atropelamentos na referida rodovia. Parte deles também quase tornou-se estatística, uma vez que os perigos são diários devido, principalmente, à falta de iluminação.De acordo com os moradores, carroças, bicicletas e pedestres acabam tendo que andar pela pista devido a falta de acostamento. Para eles, a mudança seguida do sentido da pista, sem informação ou sinalização, à comunidade e
usuários contribuem ainda mais para a ocorrência de acidentes, inclusive fatais.
Em uma das faixas levadas à manifestação, destacavam a seguinte mensagem: "Estrada mal planejada - RS da morte", referindo-se à duplicação.
Esperamos que o governo tucano volte sua atenção ao sul do estado ou que na próxima visita da governadora à cidade ela se desloque pela estrada ao invés de apenas sobrevoá-la de helicóptero.