segunda-feira, 22 de junho de 2009

CONCURSO MAGISTÉRIO: Professores se aglomeram para apresentar títulos

O concurso para magistério da Prefeitura Municipal vem enfrentando problemas desde seu primeiro edital.
A prova realizada em 21 de dezembro de 2008 precisou ser anulada pois a última seleção apontada pelo edital exigia somente prova de conhecimento, e não a prova de títulos dos classificados. A Emenda Constitucional 53/2006 estabelece que é obrigatório no concurso público para o magistério a exigência da prova de conhecimento e de títulos. Por isso, o Executivo foi obrigado a realizar nova seleção pública, ocorrida em 24 de maio deste ano.
Mas a marcação de uma nova data não evitou o descontentamento por parte dos candidatos. A decisão da anulação causou indignação por parte de alguns candidatos que tiveram uma boa colocação no concurso.
Entretanto, ontem à tarde, dia marcado para a apresentação dos títulos, a Secretaria Municipal da Fazenda ficou lotada. Além disso, a falta de infraestrutura e de atendentes deixou os candidatos aprovados na primeira etapa do processo inconformados.
Ao todo, mais de 3.026 candidatos disputaram 40 vagas no concurso do magistério municipal para os níveis I e II,sendo estas distribuídas em 13 áreas da educação. O acréscimo foi de quase 600 candidatos em relação ao primeiro concurso, anulado por determinação judicial. Segundo a chefe do setor de Concursos da Secretaria de Administração (SMA), Neusa Atallah, o cargo mais disputado é o de professor para séries iniciais nível I, com 660 candidatos para quatro vagas.